Núcleo de Estudos Sobre Assédio Moral

O Núcleo de Estudos Sobre Assédio Moral (NESAM), ligado ao Grupo de Estudo de Sociedade e Trabalho (GESTO) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, exerce papel relevante no contexto acadêmico, coordenado por um professor Zéu Palmeira.

O Núcleo surgiu em 2012 em seminário sobre assédio moral, no qual participantes externaram preocupação com a prática recorrente desse tipo de violência laboral. A inquietação coletiva com a invisibilidade do problema, inclusive na mídia, despertou nos pesquisadores a vontade de aprofundar o debate. Professores e estudantes abraçaram a proposta de criação do NESAM com o objetivo de colocar a temática na pauta contínua da instituição. 

Com frequência, o coordenador reúne os seis alunos participantes para desenvolver pesquisas e ações voltadas ao assédio moral. Os jovens pesquisadores participam de eventos e se envolvem em campanhas de combate ao assédio moral, dentro e fora da Universidade. O Núcleo realizou diversas apresentações teatrais em escolas públicas sobre o tema, e o trabalho desenvolvido já rendeu pesquisa, monografias, mais de uma dezena de artigos e várias iniciativas em hospitais universitários como HUOL, HUAB e MEJC. 

O NESAM/GESTO promoveu em 2017 uma mesa redonda sobre ‘Assédio moral e as novas configurações da relação de trabalho’, dentro da XXIII CIENTEC, com o intuito de discutir junto à comunidade universitária conceito, causas, consequências, aspectos jurídicos e políticas relacionadas ao assédio moral. Agindo na conscientização e sensibilização por meio de palestras, teatro e redes sociais, a importância do Núcleo consiste em não deixar que o tema seja retirado da pauta.

Iniciativa interessante foi a confecção da cartilha informativa ‘Assédio moral: conheça e aprenda a combater’. O material, bastante ilustrado e educativo, contou com apoio da DDP, Ouvidoria, Comissão de Ética, PROAE, DAS, SEDIS, Grupo de Pesquisa Direitos Sociais e Contemporaneidade, Grupo de Estudos de Seguridade Social e Trabalho (GESTO) e do Núcleo de Estudos Sobre Assédio Moral (NESAM/UFRN).

CARTILHA SOBRE ASSÉDIO MORAL


Fonte: Souza, Claudio David de. Diagnóstico do enfrentamento ao assédio moral em uma instituição federal de ensino superior / Claudio David de Souza. - 2018. p. 82-85

Postar um comentário

0 Comentários