QUEM SOMOS

O GESTO (Grupo de Estudo Sociedade e Trabalho), vinculado ao GRUPO DE PESQUISA DIREITOS SOCIAIS E CONTEMPORANEIDADE, foi instituído por alunos e professores da UFRN como uma associação de pesquisadores. Os seus objetivos são desenvolver estudos sobre direitos sociais, com enfoque nas temáticas afins de seguridade social, política, marxismo, trabalho e sociologia jurídica.         

Coordenador: Prof. Zéu Palmeira

 

Linhas de Pesquisa:

1. Reforma da Previdência Social

A Reforma da Previdência Social consiste numa tentativa de alteração do padrão de proteção social que, além de impactar a vida dos trabalhadores e de seus dependentes econômicos, traz desdobramentos sobre o direito, a economia nacional, o custo da força de trabalho, o combate às desigualdades e o acesso ao conteúdo material da riqueza social. Nesse sentido, busca-se discutir sobre: a historicidade do contexto socioeconômico e político que vem contribuindo para desencadear o processo de reforma; os princípios da reforma na visão do Governo Federal; as novas regras dos regimes previdenciários (RPPS e RGPS) e o impacto sobre atuais segurados e sobre os que ainda estão por serem inseridos; os reflexos do novo regime sobre as desigualdades regionais; o impacto sobre a assistência social; o regime de capitalização.


2.  Trabalho Decente, Relações de Trabalho e Democracia

O trabalho decente consiste na efetivação de políticas que resultem na priorização do trabalho como fundamento da dignidade pessoal do trabalhador, da estabilidade familiar e da paz social. A OIT estabelece que o trabalho decente compreende todo labor que eleva os patamares civilizatórios e auxilia a promover um mundo mais justo do ponto de vista social e econômico. Nesse sentido a OIT aponta que o trabalho decente compatibiliza com o cumprimento das seguintes Convenções Internacionais: 29 e 105 (que trata sobre o trabalho em condição análoga à de escravo); 138 e 182 (trata sobre o trabalho infantil); 100 e 111 (trata da discriminação no trabalho); 87 e 98 (trata da liberdade sindical e da negociação coletiva). Portanto, o objetivo é permitir o debate sobre o trabalho decente como elemento de inclusão social, de redução da pobreza, de combate às desigualdades sociais e de promoção da dignidade dos trabalhadores.


3. Judiciário, Profissões Jurídicas e Democracia

O Brasil vivencia desde 2016 uma crise democrática, marcada pela judicialização da política e pela hipertrofia da atividade judicante. Nesse contexto se torna público o debate a respeito de um novo desenho sobre a estrutura e o funcionamento da aludida instituição para o resgate da democracia nas relações políticas. Essa discussão envolve igualmente uma crítica sobre as profissões jurídicas que tem por objetivo contemplar a análise crítica de temas como: formação profissional para os direitos humanos e para justiça cognitiva; cultura do diálogo com a sociedade e experiência jurídicas emancipatórias; ativismo judicial; ofensa à soberania e interferências externas na atividade do juiz; ética; pluralismo de alta intensidade; autoritarismo; desjudicialização; ecologia de saberes e epistemologia jurídica, etc.


Postar um comentário

0 Comentários