A MISÉRIA DA "CORAGEM": IGNORANDO O PERIGO 2



Faxineira se arrisca 
em varanda de apartamento
Fonte: VC REPÓRTER 05 de novembro de 2009  16h59



Por volta das 9h desta quarta-feira uma faxineira limpava de forma perigosa a varanda de um apartamento localizado na avenida São Luis, no centro de São Paulo (SP). A cena chamou a atenção das pessoas que passavam pela região, pois a trabalhadora não utilizava equipamentos de proteção ou de segurança.
Um dos pedestres na avenida era Alex Andrade. Segundo ele o perigo se estende também aos que estão na rua: "Ela não deve ter consciência que corria risco de morte se caísse lá de cima. Poderia ainda atingir alguém que passava naquele momento", diz Alex.
Dados do Ministério da Previdência Social mostram que, em 2008, 747.663 acidentes de trabalho foram registrados no Brasil, com 2.757 mortes. Segundo o relatório, houve uma diminuição do número de mortes em relação a 2007.
Os subsetores com maior índice nos acidentes são comércio de reparação de veículos e motocicletas, com 11,7%, e produtos alimentares e bebidas, com 11,4% do total. A faixa etária com maior incidência de acidentes é a constituída por pessoas entre 20 e 29 anos com, respectivamente, 39,8%.
Desde setembro, as empresas contribuintes do Seguro Acidente de Trabalho (SAT) podem consultar o site do Ministério da Previdência Social e da Receita Federal para verificar seus números no Fator Acidentário de Prevenção (FAP). O novo sistema de medição do risco de trabalho pretende reduzir o número de acidentes no Brasil.
O internauta Alex Andrade, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários