Desemprego atinge mais de 80 milhões de jovens no mundo

De São Paulo, da Radioagência NP, Danilo Augusto.

A taxa de desemprego entre os jovens no mundo é a mais alta já registrada. Um relatório divulgado nesta quinta-feira (12) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostrou que aproximadamente 80 milhões, em em um universo de  620 milhões de jovens economicamente ativos – com idade entre 15 e 24 anos – estavam desempregados até o final de 2009. O documento, “Tendências Mundiais de Emprego para a Juventude – 2010” aponta a crise econômica mundial como o principal fator para o aumento recorde do desemprego.
Em relação ao último levantamento, realizado em 2007, houve um aumento de mais de 1% em relação ao desemprego. Subiu de 11,9% para 13%. Ainda segundo a OIT, o desemprego entre os jovens deve aumentar durante este ano para 13,1%.
O número de jovens desempregados também é alto nos países ricos. Passou de 8,5 milhões em 2008 a 11,4 milhões em 2009, o que representa um aumento de mais de 34%.
O estudo aponta que os desempregos trarão consequências negativas nas gerações futuras, deixando um legado “geração perdida”. Segundo o documento, esses números vão ajudar a “engrossar” às fileiras do desemprego nessa geração que não terá perspectiva futura de emprego.

Postar um comentário

0 Comentários