GESTO participa de Ciclo de Estudos sobre Educação e Trabalho na obra de Paulo Freire

Ciclo de Estudos da Escola Judicial discute Educação e Trabalho na obra de Paulo Freire

Notícia extraída do site da ASCOM - 12/08/2010
           
A Escola Judicial do TRT21 convida magistrados e servidores para participarem do CICLO DE ESTUDOS EDUCAÇÃO E TRABALHO NA OBRA DE PAULO FREIRE, que tem parceria com o GESTO (Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho da UFRN).
O juiz do Trabalho Zéu Palmeira e a servidora e psicóloga Rita Mendonça são os coordenadores do Ciclo, que ocorre neste segundo semestre em cinco encontros de três horas. O primeiro encontro ocorreu no dia 30 de julho passado, com a discussão sobre a formação do grupo e a exibição de um filme sobre Paulo Freire.
O objetivo deste Ciclo de Estudos é identificar as principais categorias analíticas na obra de Paulo Freire e relacioná-las às possibilidades de reflexão sobre o trabalho a partir da educação e vice-versa.
Ao terminar o Ciclo, haverá um trabalho final para publicação coletiva, observando o conteúdo discutido em sala de aula pelo grupo, uma vez que a área do estudo é uma novidade no âmbito de uma Escola Judicial que tenciona refletir sobre a educação, o trabalho, o Judiciário e os seus profissionais.
O próximo encontro está previsto para o dia 27 de agosto (veja programa abaixo) e os interessados em participar do Ciclo devem enviar e-mail para Escola Judicial (ej@trt21.jus.br) com nome, matrícula, lotação, ramal e e-mail institucional.

PROGRAMA
Unidade I (realizada). Discussão sobre a formação do grupo e o Filme sobre Paulo Freire.
Apresentação de Moacir Gadotti e Ângela Antunes.
Data: 30/07/2010

Unidade II. A emersão sociohistorica do aprendente, a dialogicidade e a ação cultural como práticas da liberdade.
Livro base: Paulo Freire: vida e obra (Ana Inês Souza – org) – p. 33-132*.
Data prevista: 27/08/2010

Unidade III. Educação, opressão e democracia.
Livro base: Pedagogia do Oprimido (Paulo Freire) – p. 23-88
Data prevista: 10/09/2010.

Unidade IV. Educação e Dialogicidade.
Livro base: Pedagogia dao Oprimido (Paulo Freire) – p. 89-140
Data prevista: 22/10/2010.

O conceito de autonomia na prática dos aprendentes.
Unidade V. Educação e Autonomia.
Livro base: Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire) – p. 13-90

Data prevista: 29/10/2010.
* SOUZA, Ana Inês. Educação e atualidade brasileira: a emersão do povo na história. Ana Inês de Souza (org.). Paulo Freire: vida e obra. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2002, p. 33-68.
SCHNORR, Giselle Moura. Pedagogia do oprimido. Ana Inês de Souza (org.). Paulo Freire: vida e obra. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2002, p. 69-100.
SCHWENDLER, Sônia Fátima. Ação cultural para a liberdade: um encontro com a pedagogia da indignação. Ana Inês de Souza (org.). Paulo Freire: vida e obra. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2002, p. 101-132.
Fonte: Ascom - TRT/21ª Região

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