PARTICIPAÇÃO MACIÇA E DEBATES MARCAM O V SEMINÁRIO DO GESTO

A Comunidade universitária festeja o sucesso da quinta edição do Seminário de Seguridade Social e Trabalho, que mais uma vez foi promovido pelo Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho (GESTO), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O evento teve como tema central “Acidente do trabalho, assédio moral e flexibilização” e foi marcado pela ampla participação das pessoas que lotaram o auditório da Biblioteca Zila Mamede. Professores, magistrados, estudantes, advogados, servidores públicos, psicólogos e trabalhadores em geral compareceram e formularam perguntas diretamente aos palestrantes. 
“As iniciativas do GESTO adquiriram uma respeitabilidade e uma dimensão muito significativas, a ponto de atualmente o grupo servir de referência para o debate dos direitos sociais a partir do espaço universitário potiguar”, afirmou o professor Zéu Palmeira que responde pela coordenação do GESTO-UFRN.
Ponto alto do evento foi a atração cultural que ficou a cargo do Coral Infanto-juvenil da Casa do Bem. Sob o comando da regente Cristina Nagahama, os artistas mirins da aludida instituição foram intensamente aplaudidos pela performance musical.  O seminário serviu ainda como marco de solidariedade, pois as latas de leite arrecadadas com os inscritos foram doadas à Casa do Bem, entidade filantrópica que desenvolve projeto social junto à Comunidade de Mãe Luíza, na cidade do Natal-RN, e que foi representada no evento pelo escritor Flávio Rezende.
 O V Seminário de Seguridade Social e Trabalho contou com a participação da professora Yara Gurgel, dos juízes do trabalho Lygia Godoy,  Décio Teixeira e Zéu Palmeira. O advogado Raul Soares atuou  como coordenador da mesa de palestrantes e a acadêmica Vanessa Medeiros foi a apresentadora do evento.
A professora e juíza do trabalho Lygia Godoy fez um relevante balanço explicativo sobre as relações entre a ideologia neoliberal e o processo de precarização das relações de trabalho.
 O juiz do trabalho Décio Teixeira de Carvalho chamou a atenção para as repercussões que o acidente do trabalho provoca na esfera do contrato de emprego, inclusive no tocante aos reflexos previdenciários e a estabilidade acidentária. 
O segundo bloco do seminário consistiu num painel sobre “assédio moral nas relações de trabalho”  contando com as participações da professora Yara Gurgel e do juiz do trabalho e professor Zéu Palmeira.
A professora Yara Gurgel trouxe aos participantes importantes dados estatísticos sobre o fenômeno do assédio moral, além de demonstrar quanto é importante se combater todas as formas de discriminação que violam a dignidade humana.
Por último, o professor Zéu Palmeira falou dos aspectos mais relevantes para a demonstração da prova do assédio moral, evidenciando a necessidade de a sociedade se envolver diretamente no aperfeiçoamento dos meios de combate aos atos de psicoterror nas relações de trabalho.
Texto: Victor Romero (estudante de Direito). Trabalharam na organização do evento: Ana Luiza, Bárbara, Caio, Carlos Magno, Damião, Glawber, Isabelle, Kátia, Liana, Manuela, Marcelo, Mary, Mayara,  Raul, Vanessa e Victor.

Postar um comentário

0 Comentários