O SUCESSO DO IV SEMINÁRIO DO GESTO-UFRN CONFIRMA O INTERESSE DA COMUNIDADE EM DEBATER OS DIREITOS SOCIAIS

O Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho (GESTO), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em parceria com a Escola Superior da Magistratura do Trabalho (Esmat 21), promoveu no dia 8 de outubro a quarta edição do Seminário de Seguridade Social e Trabalho.
O tema do evento foi “Dignidade, saúde e justiça social”, tendo como palco o auditório da Biblioteca Zila Mamede. O seminário serviu ainda para a arrecadação de alimentos, de modo que ao final do evento foram doadas várias latas de leite em pó à Casa do Bem, entidade filantrópica que desenvolve projeto social junto à Comunidade de Mãe Luíza, na cidade do Natal-RN.
 Como parte da programação do seminário, os alunos e professores presentes testemunharam uma emocionante homenagem feita ao músico Manassés Campos. Ele foi agraciado com a Estatueta Esmat Cultura 21, premiação que tem por objetivo homenagear artistas em geral que, por sua obra e talento, contribuem para a construção de uma cultura universalista de inclusão social e de promoção do desenvolvimento humano.
A musicalidade de Manassés torna-o um dos dignos representantes da cultura potiguar. O artista, que se apresentou acompanhado do instrumentista potiguar Sérgio Farias, cantou músicas de sua autoria, arrancando efusivos aplausos da plateia. Não bastasse sua apresentação, o músico recebeu uma bonita homenagem do juiz do trabalho Décio Teixeira de Carvalho, que efetuou a entrega da estatueta ESMAT-Cultura 21.
 O III Seminário de Seguridade Social e Trabalho contou com a participação do professor da UERN e juiz do trabalho Hamilton Vieira como coordenador da mesa de palestrantes. O coordenador do GESTO, professor Zéu Palmeira, falou aos presentes da alegria pelo desenvolvimento do grupo de estudos que continua a promover a valorização dos direitos sociais a partir de iniciativas envolvendo a comunidade universitária.  
O médico do INSS, Dr. Marconi de Lima Rocha fez uma densa explicação sobre as repercussões do Fator Acidentário de Prevenção, alertando as empresas para a adoção de medidas urgentes de proteção ao meio ambiente do trabalho.
O juiz do trabalho Décio Teixeira de Carvalho discorreu sobre o alcoolismo nas relações de trabalho. O magistrado chamou a atenção dos presentes para a adoção de novo paradigma que concebe o alcoolismo do trabalhador como doença e não como motivo de punição por parte do empregador.
O segundo bloco do seminário contou com a participação do juiz do trabalho e professor da Esmat 21 Hermann Hackradt, com o tema “tendências do direito internacional do trabalho”. O Dr. Hermann enfatizou que o direito necessita conceber as novas modalidades de exploração da força de trabalho sem perder de vista o seu caráter de inclusão social.

Postar um comentário

0 Comentários