ESTUDANTES DO CURSO DE DIREITO DA UFRN DEBATEM SOBRE O FILME SICKO E O PRINCÍPIO DA UNIVERSALIDADE


Dando continuidade a execução do Projeto GESTO-ART, os estudantes do curso de Direito, sob a coordenação do Prof. Zéu Palmeira, promoveram um dinâmico debate sobre o filme Sicko, documentário do Diretor Michael Moore, que questiona o modelo de saúde estadunidense, atualmente sob o controle das empresas de seguro privado.
O encontro - que foi realizado no Auditório do NEPSA - principiou com a fala dos estudantes Cíntia, Diogo e Jair Soares que fizeram uma retrospectiva histórica sobre o Estado de Bem Estar Social, os sistemas de saúde em países como o Canadá e a Inglaterra. Por fim, os citados alunos suscitaram questionamentos sobre os aspectos éticos e jurídicos que perpassam a atuação dos profissionais de direito e da área médica envolvidos com a questão da saúde.
Após assistirem ao filme, os participantes do evento destacaram os aspectos mais marcantes do documentário e aproveitaram para refletir sobre a necessidade de efetivação da universalidade do sistema de saúde no Brasil.
As intervenções mais recorrentes do debate enfatizaram a necessidade de se prestigiar a saúde a partir da concretização da dignidade humana. Outros participantes apontaram a necessidade de a sociedade se organizar para exigir mais democracia e combater a mercantilização da saúde.

Postar um comentário

2 Comentários

  1. O grupo GESTO
    estar sempre conectado com as novidades necessarias ao avanço do pensamento.
    Parabens.
    Abraço
    AILTON SIQUEIRA

    ResponderExcluir
  2. A notícia no link abaixo demonstra que Michael Moore tinha razão

    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/06/21/homem-rouba-us-1-em-banco-para-poder-fazer-tratamento-medico-na-cadeia.jhtm

    ResponderExcluir