VI SEMINÁRIO DE SEGURIDADE SOCIAL E TRABALHO: auditório lotado num clima de confraternização

               O VI Seminário de Seguridade Social e Trabalho, promovido pelo GESTO – Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho em parceria com a ESMAT – Escola de Magistratura Trabalhista da 21ª Região, contou com o apoio do Departamento de Direito Privado da UFRN e ocorreu no último dia 30/09/2011, iniciado às 15h00min, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, da UFRN, em que participaram cerca de 200 ouvintes e convidados, superando as expectativas de 160 inscritos.
                 Na abertura, foi feita homenagem ao colega recentemente falecido Ubirajara Holanda Cavalcanti Júnior, Advogado e ex-aluno da UFRN, um dos atores do I Seminário de Seguridade Social e Trabalho, ocorrido em abril de 2009, com a leitura de um memorial pelo aluno de Direito da UFRN e colaborador do Seminário Pedro Jorge Emiliano Guedes Alcoforado, sucedendo-se pela homenagem ao artista potiguar poeta e músico Carlinhos Zens, que recebeu das mãos do Juiz Alexandre Érico a estatueta ESMAT CULTURA, logo após presenteou a platéia com a apresentação de algumas de suas composições.
               O tema desta edição foi Trabalhadores e direitos sociais: o que há de novo?, o qual reuniu a discussão acerca de problemáticas atuais no âmbito do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário, tendo como palestrantes convidados o Dr. Cláudio Gabriel Macedo Júnior – Mediador da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, que abordou o tema Reforma sindical; em seguida palestrou o Médico Psiquiatra Dr. Hilton Marcos Vilas Boas, que falou sobre A depressão como doença ocupacional, seguindo-se do Procurador do INSS e Professor da ESMAT, Dr. Juan Pablo Carvalho, com o tema Desaposentação, e encerrando o evento, o Professor da UFRN e Juiz do Trabalho Dr. Luciano Athaíde, com a palestra Poder Judiciário e tutela social. Cada palestra durou cerca de 30 a 40 minutos e no intervalo entre o primeiro e o segundo bloco foi servido um coffee break aos convidados e participantes. Após o encerramento de cada um dos blocos, foi dada a oportunidade de serem levadas perguntas diversas do público aos palestrantes, de modo que se formou um grande fórum de discussão acerca dos assuntos ali trazidos levantados.
             Um dos pontos altos do evento foi o momento de entrega das latas de leite em pó, arrecadadas através das inscrições no Seminário, pelo Professor da ESMAT Ailton Siqueira ao Sr. Flávio Rezende, representante da Instituição filantrópica Casa do Bem, uma iniciativa que revela o caráter social do Seminário, que não se restringiu apenas ao campo das discussões acadêmicas, demonstrando a importância da atuação social que todos nós devemos exercer.
Ao final, foram sorteadas algumas obras da seara jurídica do Direito do Trabalho e do Direito Previdenciário entre os presentes, encerrando-se o evento num clima de confraternização e alegria.
O VI Seminário de Seguridade Social e Trabalho foi uma iniciativa do GESTO-UFRN que, juntamente com a ESMAT, contou com o apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, através do Departamento de Direito Privado; evento coordenado pelo Professor e Juiz do Trabalho Dr. Zéu Palmeira Sobrinho, que teve a colaboração de alunos do curso de Direito da UFRN para a realização do evento.
Participaram também da organização do evento: Ana Cláudia Barros, Ana Luíza Fortes, David Bernardino, Ilana Franca, Isabel Pereira, Isabelle Liane, Lucienne Callegario, Nayara Bruna, Pedro Jorge Alcoforado, Priscilla Michely, Ravênia Nágella, Shilton Roque, Suzana Augusta e Vanessa Medeiros.
                                   Texto: Pedro Jorge e Suzana Augusta

Postar um comentário

0 Comentários