UFRN comemora sucesso do VII Seminário do GESTO


O VII Seminário de Seguridade Social, evento promovido pelo GESTO no último dia 27 de abril, contou com as palestras dos Professores Jaime Mariz de Farias Júnior, Lieda Amaral de Souza, Juan Pablo Carvalho e Marcos Araújo, além da participação cultural da musicista Suzete Sales. Como entrada dos participantes, foi solicitada a entrega de latas de leite, que foram doadas para o Hospital Infantil Varela Santiago, uma instituição filantrópica no Rio Grande do Norte, que desde 1917 atende crianças carentes vindas de todo o Estado.
Pela primeira vez, o Seminário de Seguridade Social ocorreu em dois períodos: pela manhã, o ilustre professor e também Secretário de Políticas de Previdência Complementar do Ministério da Previdência Social, Jaime Mariz, abordou, de forma objetiva e transparente, o tema “A Previdência Complementar e o servidor público” gerando o interesse e questionamentos entre os participantes sobre o assunto. Após a palestra, o professor Zéu Palmeira promoveu o lançamento da Revista Complejus, tendo distribuído exemplares para o público  e os palestrantes.


À tarde, o Seminário teve seu reinício com a entrega da Estatueta – Esmat Cultura à musicista Suzete Sales que deleitou e emocionou o público com sua música vibrante. Após, foram retomadas as palestras: o procurador do INSS, Juan Pablo Carvalho trouxe de maneira didática o tema “Os benefícios acidentários e os seus reflexos sobre a relação de trabalho”, trazendo os conceitos de benefícios incapacitantes, a diferenciação entre benefícios acidentários e os comuns, além de informar e discutir as questões controvertidas e de maior polêmica sobre o tema, respondendo também as perguntas do público; já a auditora fiscal, Lieda Amaral, de maneira didática e bastante descontraída, falou sobre as “Inovações no Sistema de Custeio Previdenciário”, apresentando dados estatísticos e incitando o público a refletir sobre a história e os mecanismos de custeio no Brasil e no mundo, já que demonstrou exemplos de outros países. Em seguida, após breve intervalo, o advogado e professor da UERN, Marcos Aráujo, com seu jeito extrovertido, apresentou o tema das “Nulidades nas relações de trabalho”, tendo arrancado, merecidamente, a gratidão, em forma de risos, do público presente por ter abordado a temática de modo instigante, crítico e descontraído.
O Seminário foi concluído com a distribuição de livros doados pelo Professor Zéu e pela Cooperativa de Livros Universitária da UFRN.



Texto de Isabel Pereira e Cláudia Barros.
Integraram a Comissão Organizadora: Ana Claudia; Brenda; Fábio Moreira; Fellipe Bezerra; Gabriel; Géssica; Ilana Franca; Joelma; Luciana; Lucienne; Isabel; Maíra; Priscilla; Rodrigo Cartaxo; Suzana; Talita Nunes;  Vanessa Guedes; Vanessa Kathleen; e Victor Romero. O evento esteve sob a coordenação dos professores Zéu Palmeira e Anderson Lanzillo.

Postar um comentário

0 Comentários