PROJETO GESTO-ART: A UNIVERSIDADE DISCUTINDO O PRECONCEITO

No último dia 23 de setembro ocorreu, na sala de multimeios F2 do setor II da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mais um evento promovido no âmbito do projeto GESTO-ART, coordenado pelo professor Zéu Palmeira.
A proposta do projeto GESTO-ART é promover continuamente a discussão dos direitos sociais pela mediação da arte.  
O evento teve início com a exibição do curta metragem “Xadrez das Cores” cujo roteiro narra a história de Cida, mulher pobre, negra e doméstica, que vai trabalhar para Maria, uma senhora branca, viúva, sem filhos e racista. A relação entre ambas expressa o preconceito de uma tradição escravocrata até que Cida resolve encarar este conflito a partir da metáfora do jogo de xadrez.
Logo após a exibição seguiu-se uma pequena explanação acerca dos principais pontos abordados no curta - feita pela Comissão Cultural do evento, composta por alunos voluntários. Em seguida, os participantes do evento foram divididos em grupos e instigados a responder questões e problematizar situações, dentre outros temas: a valorização do trabalho doméstico com a aprovação da Emenda Constitucional de nº 72; a influência da mídia na percepção que a sociedade tem das mudanças trazidas por esta alteração legislativa; a discriminação de gênero no mercado de trabalho, dentre outros temas.
Por fim, foi aberto o debate entre todo o grupo e os participantes puderam conhecer as perguntas e respostas dos outros grupos e debater sobre elas, este momento foi marcado pela interação entre os presentes em um debate altamente enriquecedor que permitiu uma apreciação crítica das posturas reproduzidas pela sociedade e adotadas institucionalmente pelo Estado.

Portanto, atingiu-se o objetivo do evento que era promover, minimamente, a discussão sobre a relação de trabalho doméstico e a alta carga de preconceito que lhe é imposta, bem como expor a situação precária pela qual tal relação passou ao longo da história. 
Os integrantes da Comissão Cultural do evento foram os alunos: Ana Paula Villar, Carlos Magno Carvalho, Diana Ferreira, Laíra Lins, Rafael Queiroz e Talita Soares. 
Texto elaborado pela Comissão Cultural do evento.

Postar um comentário

0 Comentários