PESQUISADORAS DO GESTO APRESENTAM PESQUISAS E RECEBEM MENÇÃO HONROSA

O GESTO UFRN fecha mais um semestre extremamente proveitoso. Além das reuniões de estudos, do projeto GESTO-ART, dos eventos de extensão, há que se destacar que no âmbito das pesquisas os gestianos também fizeram bonito.
Registra-se aqui os parabéns a FERNANDA RAMALHO e ANDRESSA CÂMARA, integrantes do GESTO-UFRN, e que, sob a orientação do Prof. Zéu Palmeira, defenderam seus trabalhos monográficos nos dias 26 e 27 de junho de 2014, respectivamente, e ambas receberam da banca examinadora a nota máxima (10,0) com louvor.
Parabéns Andressa Câmara, Fernanda Ramalho, e os professores que integraram as bancas examinadoras.
Integrantes da Banca de Fernanda na foto: Prof. Thiago Moreira, Michael Wegnen, Fernanda e o orientador Prof. Zéu Palmeira.
Membros da Banca de Andressa Câmara na foto:  Andressa e os Professores Anderson Lanzillo, Herculano Campos e o orientador Prof. Zéu Palmeira.
A pesquisa realizada por Fernanda Ramalho voltou-se para a análise dos fatores que interferem na efetivação do Princípio da Proteção Integral da criança e do adolescente e dificultam o combate ao TID (trabalho infantil doméstico) no Estado do Rio Grande do Norte. Fernanda realizou a sua pesquisa de campo tomando como foco a percepção das crianças e adolescentes sobre TID e a influência dos fatores socioeconômicos em tal percepção. Todos os entrevistados da pesquisa são crianças e adolescentes vinculados ao Centro Educacional Dom Bosco, localizado na zona norte de Natal/RN.
A monografia da pesquisadora Andressa Câmara foi sobre o trabalho desempenhado pelas crianças e adolescentes residentes na agricultura familiar, com foco de análise  na Agrovila de Canudos, em Ceará-Mirim (RN). Andressa realizou a pesquisa na comunidade mencionada com o objetivo compreender o trabalho infantojuvenil na agricultura familiar sob a perspectiva do Princípio da Proteção Integral. Andressa além de relacionar o fenômeno com as distinções doutrinárias entre trabalho infantil e força laboral infantil, investigou sobre as consequências para a saúde e para a educação das crianças e adolescentes. O trabalho de campo envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas e teve como participantes as mães residentes nas agrovilas Canudos e de Rosário.

Postar um comentário

0 Comentários