Por Lorena Vidal,
Fotos de Josué Augusto.
O Seminário de Seguridade Social e Trabalho promovido pelo Grupo de Estudos GESTO chegou à sua 15ª edição nesta sexta (20/10/2017) com o tema “Reformas e Direitos Sociais: Para que e para quem?”. Ocorrido no auditório do NEPSA, o evento contou na sua abertura com a apresentação do músico e estudante da UFRN do bacharelado em violão brasileiro Gabriel Maia junto ao estudante de direito da UFRN Victor Pegado, de modo a valorizar a arte e dar espaço à produção cultural.
Sempre buscando tratar de temas atuais o seminário teve a mesa de palestras presidida pela estudante e pesquisadora Paula Lays e contou com a presença da Procuradora Regional do Trabalho Ileana Neiva Mousinho e do Professor Zéu Palmeira sobre as reformas trabalhista e da previdência.
Numa abordagem bastante qualificada os palestrantes apontaram questões relevantes sobre as reformas, demonstrando o contexto político e social em que estas estão inseridas, bem como desenvolvendo um reflexões críticas às reformas, visto que ambas, colocam em risco a efetivação de direitos sociais fundamentais conquistados, representando um retrocesso em termos de acesso à justiça e ao cuidado com a saúde e segurança dos trabalhadores.
A segunda parte do seminário contou com exposições dos estudantes de direito João Ricardo, pesquisador do GESTO e Brena Monice, ex-membro do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti. O painel contou com a coordenação do Prof. Zéu Palmeira e abordou o tema “A postura dos estudantes e profissionais do direito diante das reformas”, apresentando uma perspectiva diferenciada acerca das possibilidades de atuação do corpo discente e também dos profissionais da área jurídica no que concerne à produção científica e atuação direta em termos de envolvimento nas lutas sociais.
O evento também arrecadou latas de leite em pó e pacotes de fraldas geriátricas como doação voluntária no momento da inscrição para o Lar do Ancião Evangélico. As doações foram entregues ao representante da instituição na volta do intervalo, que contou com coffee break preparado pelos estudantes voluntários na organização do evento.
0 Comentários