X SEMINÁRIO DE SEGURIDADE SOCIAL E TRABALHO LOTOU O AUDITÓRIO DO NEPSA

O público interessado no debate dos direitos sociais pôde encontrar na tarde de hoje um espaço para unir esta temática à educação jurídica sob a perspectiva freireana.
O evento, que chegou à sua décima edição, foi realizado no auditório do NEPSA, e teve início com uma homenagem ao centenário do nascimento do músico, compositor e poeta Vinícius de Moraes, com a apresentação da violinista Eliane, aluna da UFRN, executando a música "Eu sei que vou te amar", e dos alunos João Paulo (violão) e Nah Oliveira (voz), com as músicas "Chega de Saudade", "Garota de Ipanema", "Pela luz dos olhos teus" e, após o bis da plateia, "Regra três". Foi registrado pelo cerimonial o aniversário de 40 anos da Cooperativa Cultural da UFRN.
A parte jurídica do evento foi aberta pelo presidente da mesa da Conferência, Professor Tiago de Oliveira, chefe do Departamento de Direito Privado da UFRN, que elogiou a iniciativa do grupo GESTO, por promover atividades de pesquisa e extensão universitárias, destacando que o Seminário já é um evento institucional da UFRN.
A 1ª Conferência: "A educação previdenciária e a inclusão social" ficou a cargo da Coordenadora de Educação do INSS, Ligia Moreno, que registrou a importância de um pacto social consistente de toda a sociedade para informar e conscientizar o cidadão sobre a importância da educação previdenciária. "A missão do educador previdenciário", disse ela, "é disseminar informações e colher cidadania".
O Professor Adilson Gurgel, segundo conferencista da mesa, com o tema "A formação do profissional do direito: modelo e tendências", abordou a dialética entre prática e teoria desde as origens filosóficas do pensamento ocidental, posicionando-se pelo equilíbrio do profissional do direito "pensador e fazedor". Advertiu, ainda, que o Curso de Direito não pode ter uma formação meramente dogmática e concluiu pela necessidade da missão ética do educador. "A educação não é neutra, ela tem que formar transformadores do mundo, formar um bacharel-cidadão" e "mudar é difícil, mas é possível", foram as afirmações do professor.
Em seguida, houve a apresentação do Painel "A educação jurídica sob a perspectiva freireana" com a Supervisora de Formação do TRF, Rita de Cássia Mendonça, e com o Professor Anderson Lanzillo. Rita de Cássia falou sobre a vida e a obra de Paulo Freire e explanou experiências concretas de utilização do seu método na formação de servidores do Poder Judiciário, realçando que a curiosidade epistemológica está na raiz do aprendizado e que os desafios educacionais em profissões do Judiciário demandam a ação-reflexão fornecida pelo método freireano. Anderson Lanzillo iniciou sua fala registrando que "não há docência sem discência", pois ensinando também se aprende, indicando a necessidade de fases de ruptura no ensino jurídico.
Durante o debate, o público participou ativamente das discussões, com perguntas instigantes e reflexivas.
Ao final do evento, foram sorteados livros entre os participantes. Além disso, os donativos entregues na entrada do evento (fralda geriátrica e leite em pó) foram doados ao Instituto de Longa Permanência do Idoso Lar Espírita Alvorada Nova – LEAN, que está localizado na cidade de Parnamirim.
O Seminário de Seguridade Social e Trabalho é um evento promovido pelo GESTO - Grupo de Estudos Seguridade Social e Trabalho, criado por alunos e professores da UFRN.



Texto escrito por Alyanne.





]








Postar um comentário

0 Comentários